viernes, 30 de septiembre de 2011




Kardec está superado?
  Livro: Um pouco por dia
Rita Foelker
    A respeito da afirmação corrente entre muitos companheiros de que "Kardec está superado", pensamos o seguinte:
    Antes de tudo, temos de definir o termo "superar". Superar é ultrapassar, exceder. No caso em questão, significa que existiriam idéias e conhecimentos superiores, melhores e mais completos que os apresentados na Codificação Espírita, no âmbito dos seus temas básicos. Por esta razão, ela seria uma obra superada.
    Se assim fosse, duas formas de superação poderiam ter existido: pelo progresso da cultura e pela qualidade das idéias.
    Na primeira hipótese, se o progresso cultural, científico e filosófico, posterior à elaboração da Doutrina Espírita, tivesse demonstrado a impossibilidade lógica dos seus conceitos ou trouxesse a comprovação de erro em algum de seus pontos fundamentais. Isto ainda não aconteceu. Pelo contrário, a cada passo, a Ciência se aproxima do Espiritismo e confirma suas verdades básicas. A Filosofia ainda não atingiu a sua avançada concepção do mundo. Haveria superação pela qualidade, se estudos melhores e explicações mais satisfatórias para as questões pertinentes à Doutrina tivessem surgido. Mas o bom senso que perlustra toda a Filosofia Espírita e se revela em todas as particularidades não pôde ser equiparado até o presente momento. A perfeição dos ensinos e sua racionalidade, a didática de Kardec e a clareza de conceitos expostos por S. Luís, Erasto, Fénelon, Galileu, Sto. Agostinho e outros permanecem atuais e válidas.
    O motivo desta insuperabilidade é muito simples: todos ? Allan Kardec e os Espíritos Superiores responsáveis pela Revelação Espírita são muitíssimo mais elevados que seus pretensos reformuladores e o que ensinaram é eterno e universal, como as próprias leis naturais.
    Portanto, fica patente o despropósito da superação e da necessidade de revisão da obra de Kardec.
    Aos que argumentam que a Codificação Espírita é do século passado, lembramos de que Jesus é do milênio passado...
    Muita Paz Gilberto Adamatti

No hay comentarios:

Publicar un comentario